728x90 AdSpace

Trending

Chega de trabalhar de graça!!!

Manifesto do Profissional de Informática Esclarecido.
Quem me conhece sabe que eu trabalho com informática e vivo disso. E eu vivo disso porque eu gosto. Não porque eu precise exclusivamente disso pra viver, mas eu faço porque me sinto realizado. Quem convive comigo sabe o quanto eu amo informática e tecnologia. (Dá pra ver pela página né?) Eu faço parte da seleta casta de pessoas que sente prazer no que faz e ainda ganha dinheiro com isso!!! Que benção!!! As pessoas que me conhecem sabem que eu investi muitos "mil reais" na minha capacitação profissional e muitas horas de treinamento em salas de aula pra chegar ao nível que eu cheguei. Deixei muitas vezes de lado meus amigos, minha esposa e outras pessoas importantes na minha vida para aprender a ser o profissional que sou hoje. Eu poderia ter ido mais a praia, ou passear, quem sabe, mas não: Eu estava lá, dentro da sala de aula, absorvendo cada virgula de conhecimento, pra chegar onde cheguei. Mas sabe o que me deixa muito frustrado: "Ninguém dá o devido valor ao PATRIMÔNIO INTELECTUAL dos outros..." Links para análise - CONHECIMENTO: UM ATIVO IMATERIAL - CAPITAL INTELECTUAL: A NOVA VANTAGEM COMPETITIVA - CAPITAL INTELECTUAL, O AMANHÃ QUE JÁ CHEGOU! Eu considero como "patrimônio intelectual" o conhecimento armazenado com o passar do tempo; aquilo que você aprende e que te ajuda a desenvolver suas atividades profissionais e obter algum tipo de vantagem, seja financeira, social, política, etc... Eu acho que Deus me deu um Dom. Só que eu estou renegando o dom que Deus me deu. Como? TRABALHANDO DE GRAÇA!!! Engraçado: - A Light não me dá luz de graça; - A CEG não me dá gás de graça; - A Telemar não me dá telefone nem Velox de graça; - A Oi não carrega meu celular de graça; - Nem a Tim; - Nem qualquer outra prestadora de serviço me brinda com serviços gratuitos... É pagar ou ficar na mão !!! Então porque é que as pessoas pensam que EU tenho que trabalhar de graça, ou pelo valor que ELAS acham que meu serviço vale??? Por um acaso é você que diz o custo da sua luz, ou do seu gás, ou do seu pulso telefônico... Não, são as PRESTADORAS que definem o valor, e você tem duas opções: Consome ou Não usa !!! Então porque será que as pessoas querem definir o preço do MEU SERVIÇO, como se elas soubessem o quanto eu já investi na minha carreira e estivessem aptas e dar um preço pelos meus talentos técnicos??? As pessoas ligam pra mim, na maioria conhecidos (claro, né...) e dizem: "Pô cara, dá pra você vir aqui em casa e formatar a minha máquina rapidinho..." só pra reinstalar meu WindowsXP" "Dava pra você dar uma geral no meu micro...?" "Dá pra você reinstalar meu WindowsXP??? É rapidinho... Moleza..." Cara... Se é rapidinho, facinho, molezinha, "só isso", como costumam alegar, porque eles mesmos não metem a mão e fazem??? Se não fazem, é porque não é tão "inho" assim como dizem. E quem trabalha com TI como eu sabe que nada é "inho" na informática!!! Ás vezes um simples "reset" na máquina destrói 4 horas de trabalho, sem dó nem piedade. Discos rígidos não tem coração, e processadores e memórias não sabem o significado da expressão "tempo perdido"!!! Só pra constar, segue uma lista LÓGICA do processo de formatação de um equipamento, a fim de deixá-lo com o conjunto básico de softwares: 1 - Dividir o HD em duas partes (particionamento) para fazer o backup do usuário (que o mesmo NUNCA tem...) 2 - Selecionar TODO O CONTEÚDO que deverá ser salvo e passá-lo pra partição nova criada 3 - Salvar os emails do Outlook 4 - Salvar os favoritos do Explorer 5 - Formatar o equipamento (isso, qualquer débil mental com um disco de boot faz...) 5.1 - Tomando o cuidado de não prejudicar os dados da partição de backup 6 - Instalar o WindowsXP 7 - Configurar os dispositivos, fazendo a instalação de tudo que o Windows não localizou nativamente. 7.1 - E o pior é quando o usuário não tem os drivers. Aí, tem que se levar mais alguns minutos catando na internet E MESMO ASSIM, porque eu uso um serviço americano pago que me dá os detalhes do que falta e onde conseguir os drivers, senão, poderia levar até 45 MINUTOS pra achar UM ÚNICO DRIVER !!! 8 - Depois dos drivers todos instalados, fazer as atualizações online do Windows (Esta parte só com banda larga, senão... Mesmo assim leva algo em torno de 40 Minutos) 9 - Instalar o Antivírus (AVG) 10 - Instalar o Office (2003) 11 - Instalar o Nero (Afinal, qualquer um hoje tem gravador de CD...) 12 - Fazer o retorno do backup do Outlook (ou Outlook Express) e testar 13 - Fazer testes gerais de instalação e estabilidade do sistema 14 - Fazer a "imagem" do equipamento, para facilitar o processo da próxima vez (Economizando assim umas 2 ou 3 horas de trabalho) Notem que estas "besteirinhas" levam em torno de 3 a 5 horas pra serem feitas, dependendo do hardware do cliente, conexão à internet, "especialização" do cliente (aquele que acha que sabe mais do que eu... Esses eu odeio...) entre outros fatores... Aí, quando chega ao final do serviço, vem a pergunta: "Quanto eu te devo???" Meu valor varia em torno de R$ 100,00 a R$ 150,00 dependendo da complexidade do serviço, pois nem todos são iguais. Quando eu cobro, vem a frase que eu mais odeio: "Mais tudo isso, só pra dar uma 'geralzinha' na máquina!?!?!?" Sabe: Eu não me importo em dar um desconto quando o serviço é mais leve, ou consome menos tempo porque tudo correu bem, mas, querer a todo custo um desconto, se desfazendo do meu trabalho ou até mesmo ME AMEAÇANDO DE TROCAR DE PRESTADOR DE SERVIÇO, isso eu não tolero. Eu trabalho com qualidade, não com preço!!! Se você quer economizar, pegue um jornal de domingo e procure entre as centenas de anúncios um daqueles "profissionais com 20 anos de IBM" que "lavam, passam, cozinham e costuram" por míseros R$ 30,00 ou R$ 50,00. E boa sorte: Você vai precisar!!! AVISO aos amigos, colegas e clientes: A partir da presente data, eu, Renato Siqueira, não aperto mais um único parafuso sem cobrar por isso. Posso até fazer uma cobrança simbólica, trocar por algo do meu interesse ou anotar no "caderninho da troca de serviço", mas com certeza, vou cobrar por qualquer serviço onde eu venha a por a mão. Considero isso como uma atitude profissional, inteligente e que vai me ajudar a ver quem realmente me considera ou não, porque "amigo" que pede serviço de graça não é amigo!!! Afinal, os meus AMIGOS (que não são muitos) sabem muito bem que eu vivo de informática, e não teriam coragem de pedir nenhum favor profissional sem me pagar por isso ou me dar algo em troca. Não é uma questão de ser interesseiro, é uma questão de ser profissional.

5 comentários:

Anônimo disse...

POXA CARA TUDO ISSO É PURA VERDADE SOU PROFISSIONAL DA ÁREA E SEI QUE É SEMPRE ASSIM, POIS JÁ NÃO AGUENTO MAIS FAZER SERVIÇOS DE GRAÇA PRA CONHECIDOS. QUANTO AOS 50,00 REAIS SOU OBRIGADO A COBRAR ISSO PARA FOPRMATAR E INSTALAR UMA MAQUINA, POIS NOS CLASSIFICADOS DO MEU ESTADO (BAHIA)OS DESCARADOS COBRAM ATÉ 20,00, AI FICA DIFICIL NÉ.LUIS CARLOS JUNIOR PROFISSIONAL DE INFORMÁTICA. SALVADOR BAHIA

Anônimo disse...

bem sou um "debil mental" como vc falou,pois acho q a coisa mais dificil q eu sei é instalar os drivers e o sistema operacional, mas o que vc diz é a mais pura verdade,tenho um colega q já me pediu "algumas" milhões de vezes para mim ir lá dar uma olhada sei q só sou um burro mas consigui fazer algo,e o que vc disse é igual a uma história q escutei

"um chefe de uma das maiores empresas chama um tecnico para ver o que estava acontecendo na maquina dele, chegando lá o tecnico olhou,olhou e ñ ligava a maquina, ele foi parafusou um unico parafuso e começou a pegar a maquina, ai o chefe falou quanto te devo, R$200,00 diz o tecnico, mas tudo isso, claro
1,00 real para parafusar e 199,00 reais para saber o parafuso certo....

Anônimo disse...

VOU MAIS LONGE AINDA O PESSOAL QUE TRABALHA COM INFORMATICA TEM SUA CULPA POR NÃO TER UMA ASSOCIAÇÃO
QUE TEHA UMA TABELA DETERMINADA
PARA SERVIÇOS, É O QUE TA FALTANDO
PARA EDUCAR OS TÉCNICOS

Anônimo disse...

Bom eu concordo com vc, mas é importante também ver o perfil daquele que pede a sua ajuda. Como assim? Eu digo: acho que aquele cara que tem condição de ter uma máquina de última geração tipo um processador 64 bits e tudo mais não só pode como deve ser cobrado e com tudo que se tem direito. Mas devemos observar aqueles que não tem cndição de pagar, por exemplo: uma escola pública que acabou de criar o seu centro de informática, com uma única máquina, e que se localiza em uma área com alto índice de criminalidade, será que vale deixar aquele meio de inclusão social sucumbir e contribuir para o aumento da criminalidade? Só estou querendo dizer que não se deve generalizar tudo, cada pessoa deve ser vista em conjunto com a sua realidade social. Estou totalmente de acordo quando se luta contra aqueles depreciam a qualidade do trabalho dos outros. Mas não se pode misturar aqueles que se pudessem pagariam o justo valor pelo trabalho, nem a nossa pátria faz isso. Eu tenho um grande amigo que é técnico em informática, contumamos sair para tomar uma cerveja falar sobre trabalho, gatas e coisas desse tipo. Quando preciso de sua ajuda na informática insisto em pagar mesmo quando ele reluta em aceitar pq eu nem sempre pude pagar e ele sempre me ajudou. Hoje posso pagar e pago, mostrando como vc disse que sou amigo dele e não faço mais do que a minha obrigação de bom amigo e cidadão de bem. Quando encontro alguém na rua, que é morador de rua, que precisa de ajuda e que com certeza não pode contribuir com nada para a nossa sociedade, eu não deixo de ajudar e é o contribuinte é quem me paga, vc com certeza é um dos que paga o meu salário. Não é pq um morador de rua que não pode contribuir que eu vou deixar de prestar ajuda quando ele mais precisa, e é vc que vai estar pagando por isso. Sou tenente do corpo de bombeiros e quero dizer que vc pode precisar um dia de mim ou de um colega meu e pode ter certeza que quando ele for te ajudar ele não vai reparar vc pode pagar muito, pouco ou se não pagar pelo serviço. Só queria dizer com tudo isso que nós sempre precisaremos de alguém e que alguém sempre pode precisar de nós sem lições de moral nem nada disso, mas vai aqui um depoimento de alguém que já ajudou muito as pessoas, eu acho, e que com certeza já foi ajudado muito pelos outros. Um abraço, muita paz e muita luz

Anônimo disse...

Sobre o que o Marcio disse, é muito simples, faça de graça e "cobre" por este serviço como se fosse uma doação, assim, além de você ajudar a tal escola, você ganha em abatimento de impostos...

Indo sofre o tópico, o que acontece na nossa sociedade é simplesmente o que eu chamo de 'prostituição' da micro informática, ou seja, é uma guerra vendo quem cobra menos, cobrando menos a quantidade normalmente aumenta horrores, assim sendo, a qualidade diminui e o pessoal quer preços ainda menores, virando um circulo vicioso de pouca qualidade.

Item Reviewed: Chega de trabalhar de graça!!! Rating: 5 Reviewed By: Renatho Siqueira