728x90 AdSpace

Trending

"Sabedoria dos Antigos"

Ref.: Idéias de Negócios Olá... Conselho de empresário experiente (rsrsrs...): É interessente quando o cliente diz pra você que ele tinha um "carinha" que cuidava dos computadores, mas "de repente" e "sem nenhum motivo" o carinha "sumiu" sem deixar vestígios e nem explicações... "Pobre cliente" é a primeira coisa que a gente pensa... Eu já pensei assim também... Mas não penso mais... Conselho pra quem presta serviço: Sempre que for fechar um novo contrato, procure informações EXATAS do profissional que o antecedeu...: - Nome, telefone, email e tempo de serviço; - Qual era EXATAMENTE o serviço que ele prestava? - Qual a periodicidade? - Quais eram as condições contratuais com relação à: - Carga horária - Limitações de responsabilidade - Áreas de atendimento - Tempo de atendimento - Exclusões contratuais Se o cliente "esquecer" estas informações, peça o email e o telefone do profissional anterior. Se ele disser que não tem, desconfie muito. Como ele não tem as informações de contato do cara que cuidava de uma das áreas mais importante da sua empresa? E se alguma emergência acontecesse? Pode acreditar: Se ele disser que não tem, a possibilidade de ser mentira é de 99% Acredite: Se o profissional tiver "sumido de repente" e deixado o "pobre cliente na mão" alguma coisa está errada, e bem errada. Já ocorreu algo assim comigo: Fui fazer um fechamento indicado de "um pobre cliente" que tinha ficado "na mão" graças a um "irresponsável" que havia abandonado o cliente. Comecei uma conversa com o cliente, primeiramente, sobre as necessidades atuais do cliente. Ele me falou sobre os seus problemas, sempre fazendo questão de dizer que "era tudo molezinha" e que "o cara anterior" era um crápula... Ouvi atentamente o que o cliente tinha a dizer, pois este é o segredo. Durante todo o tempo o cliente fez a maior questão de deixar claro que "confiava em mim" (...) que estava me achando um "super-profissional" (!?!?!?!) etc, etc... Mas isso tudo acabou quando eu fiz a seguinte pergunta: "Sr. X, o senhor poderia, por favor, me fornecer os telefones e emails do meu antecessor?" Xiii... Rapááááá.... O cara desconversou... Eu acompanhei... E depois de alguns minutos, insisti... A fisionomia do cara mudou, acompanhado da pergunta "Você está duvidando da minha palavra, meu jovem?" "Não senhor. De forma alguma. Nem poderia. Mas como profissional que sou, CONFORME O SENHOR MESMO JÁ RECONHECEU, minha obrigação ética é pelo menos TENTAR falar com este rapaz e obter informações técnicas que podem me dar "dicas" se ele deixou algo na sua rede que pode lhe prejudicar... Imagina se ele deixou um cavalo de tróia pra depois invadir o sistema e roubar seus dados???" O cara ficou BRANCO... E com um pouco de relutância me deu os dados pedidos. Agradeci e informei que iria entrar em contato com o cara e depois retornaríamos à mesa de negociações. O cliente, meio contrariado, me disse que eu não conseguiria, que o cara iria me contar mentiras, dizer horrores a respeito da empresa, etc. Muito estranho... Liguei pro cara. Consegui falar na primeira ligação. Caramba, o cara era o "canalha" mais bem educado e bem humorado que já conheci... Marcamos um almoço. Durante o almoço o cara riu horrores com as coisas que eu disse ter ouvido e me deu alguns avisos: - O contrato não tinha exclusões; - Não tinha limite horário contratual e o cliente ligava de 5 em 5 minutos pra solicitar reparo; - Os usuários de empresa não tinham NENHUM conhecimento de informática e NENHUMA vontade de aprender; - O pagamento saia sempre atrasado e o cara arrumava uma série de desculpas todo mês pra atrasar ainda mais o pagamento; - O cara vivia "ameaçando" o técnico dizendo que "sempre tem alguém disposto a trabalhar no seu lugar por metade do seu pagamento" - O cliente nunca dava nenhum "feedback" positivo. Só sabia "malhar o serviço" e diminuir a capacidade do técnico; - O cliente era um "mão de vaca" no que diz respeito à melhorar os equipamentos e queria que o técnico fizesse milagres com máquinas sucateadas; - O cliente queria pagar uma "merreca" e, depois de fechar o contrato, queria exigir milagres; - entre outras coisas... Cara, eu fiquei DESESPERADO !!! Mas tive uma idéia, que me mostrou a verdadeira "face oculta" do tal cliente, que era tão crápula quanto o técnico afirmou. No dia em que fui continuar a negociação, disse que falei com o técnico e que este tinha me tratado mal, sido rude, me dado respostas "grossas" e incompletas, etc... "Fiz a caveira" do técnico... O cliente ADOROU. Depois de meia-hora pichando o técnico, ele resolveu entrar no assunto "negócios". Ouvi o que o cliente tinha a dizer e depois de alguns minutos ouvindo ele tentar me convencer que trabalhar com ele seria um "negócio da china" coloquei a minha proposta. Os dados técnicos da empresa são: - 12 máquinas velhas (entre Pentium100 e K6II 500) - 1 servidor de "meia idade" (PIII 800 / 256Mb / 40Gb) - 2 impressoras matriciais - 1 impressora deskjet - Banda larga compartilhada e rede estruturada O técnico anterior cobrava R$ 350,00 não tinha limite de horas e fazia tudo, inclusive manutenção do servidor. Eu cobrei R$ 750,00 por 20 horas de atendimento, excluindo todas as impressoras, sistemas legados e problemas relacionados, horas extras com 40% de acréscimo, taxa de urgência, servidor com contrato avulso e pagamento por boleto bancario com protesto automático após 3 dias úteis de vencido. Nem preciso dizer que o cara quase pirou :) Aí eu comecei a jogar com as palavras dele: "Mas o senhor não tinha dito que tinha me achado um 'super-profissional', que estava cansado de lidar com amadores, que não queria mais ser pego de surpresa devido a 'fuga' de técnicos, que queria negociar com 'uma empresa sólida, que oferecesse seguranças reais'??? Eu lhe ofereço tudo isso, mas tudo isso tem um preço... E afinal, o que são R$ 750,00 por toda a segurança e melhoria que eu trarei pra sua empresa???" Hahaha.... O cara estava espumando... Disse que eu estava usando as palavras dele pra me aproveitar da situação, que eu estava "fora do mercado" e que eu "não estava sendo ético"... Cara, foi cômico... Vocês tinham que ver a cara dele quando eu disse: "Olha, e se eu fosse o senhor, eu contrataria alguém logo, pois, segundo seu ex-técnico, o senhor vai lembrar dele logo, logo...!!!" O cara tava vermelho... Se pudesse tinha me matado... Ainda mais pela minha cara de cinismo... Afinal eu não tinha nada a perder mesmo... Foi muito engraçado. E é claro, eu não fechei o contrato... Este é o relato. Esta é a história... Fica o aviso: NINGUÉM FOGE DE CLIENTE SEM MOTIVO!!!

Nenhum comentário:

Item Reviewed: "Sabedoria dos Antigos" Rating: 5 Reviewed By: Renatho Siqueira