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As empresas estão aprendendo a lidar com o humor na internet?

Atualização (16:50):
Pena que eles (Coca Cola) tem humor mas não tem o menor respeito com seus seguidores...
Entrei no post da foto abaixo, fiz um comentário parabenizando os responsáveis pela ação e dizendo que havia feito um post sobre o ocorrido, demonstrando minha satisfação como consumidor e como profissional de marketing. 
A resposta da Fanpage? APAGARAM MEU COMENTÁRIO!

Segue abaixo minha resposta (enquanto eles não apagarem também...)
Se quiser ver o comentário na página deles, clique aqui

Clique na Imagem para ver o comentário que deixei na postagem

Gravei um podcast sobre a atitude dos administradores da fanpage, dando dicas para você que também administra fanpages não cometer o mesmo erro e não acabar gerando uma crise em suas mídias digitais (18/01)

Será que as empresas estão aprendendo a lidar com o humor na Internet? 

Houve um tempo em que as empresas, capitaneadas por gestores sem nenhum conhecimento do que estava acontecendo no mundo e na sociedade, inadequados para cumprir com suas funções, por não fazer a menor questão de aprender nada novo, usavam a força coercitiva da lei para censurar ditatorialmente toda e qualquer expressão de humor que envolvesse a marca de suas empresas, mesmo que a crítica fosse baseada em questões flagrantemente óbvias de mau atendimento ou de falta de respeito pelos consumidores. Mas, pelo visto, graças à chegada de novos gestores aos postos de trabalho, oriundos de uma nova mentalidade, baseada no aproveitamento do poder do coletivo para a construção positiva da marca, isso parece estar se tornando um fenômeno cada vez mais raro.

Estes novos gestores tem tomado decisões que refletem uma nova linha de pensamento, baseada em novos valores e novas diretrizes de relacionamento com os consumidores, através de novas mídias, como veremos abaixo...



Porta dos Fundos e o Spoleto

Quem não conheceu o case que envolveu o grupo de comédia Porta dos Fundos e a marca Spoleto, que ocorreu em Agosto de 2012, ou estava numa caverna ou estava em coma profundo.

Mas, se você estava em uma destas situações, vou resumir pra você o que aconteceu:
O grupo Porta dos Fundos fez um vídeo humorístico com uma clara crítica ao comportamento dos atendentes do Spoleto, que - em algumas situações, que tem se tornado raras, felizmente - só faltam bater no cliente para que este escolha seus ingredientes com a maior velocidade possível... Quem nunca passou por isso? :)

Se você não viu o vídeo (que tem mais de 3 milhões de visualizações na data de hoje), aproveita pra ver agora: (SPOILER: A melhor parte é a faxineira reclamando da sujeira no final do vídeo)

Na época em que o vídeo foi lançado, o nome do mesmo era "Fast Food", mas obviamente era uma clara referência ao Spoleto. Era de se esperar que, pelo tom irônico, crítico e ácido do vídeo, o Spoleto acionasse uma horda jurídica e entrasse com um processo contra o Porta dos Fundos, exigisse a retirada do vídeo do Youtube, entre outras babaquices dignas de gestores retardados e analfabetos no universo digital. 

Mas, para a alegria dos profissionais de marketing e para o regozijo do pessoal do Porta dos Fundos, a Diretoria do Spoleto, não apenas não os processou, como autorizou o uso do nome da marca no primeiro vídeo e, de maneira magnífica, inteligente e altamente estratégica, APROVEITOU O ENORME SUCESSO DO VÍDEO E ENCOMENDOU UM SEGUNDO VÍDEO para levar uma mensagem aos seus consumidores, engajar as pessoas com a marca e - de quebra - ajudar a MELHOR OS PROCESSOS NAS LOJAS... SENSACIONAL!!!

Assista a parte dois do vídeo do Spoleto (Que está no Canal Oficial do Spoleto no Youtube, tem mais de 2 milhões de visualizações, e é o líder absoluto em visualizações no canal)


Porta dos Fundos "ataca novamente" e a "vítima" dessa vez é a Coca Cola Zero e sua latinha com nomes

Só este exemplo do Spoleto já seria o suficiente pra demonstrar que SIM: Está havendo - mesmo que lentamente - uma mudança de comportamento das empresas em relação às mídias sociais e seus conteúdos, de forma que aquilo que antes era visto como uma ameaça, hoje é visto com bom humor e percebido pelas empresas como uma forma de engajar ainda mais os consumidores, permitindo a transmissão de informações úteis (como no case Spoleto) ou permitindo outras oportunidades de relacionamento comercial entre a marca e os clientes.

Mas, o pessoal do Porta dos Fundos não parou por aí. Eles colocaram no ar, hoje, um vídeo chamado "NA LATA" onde um "atencioso e educado" atendente de supermercado, chamado Uéllerson, "auxilia" uma cliente chamada Kellen (um nome "merda" de acordo com o Uéllerson) a encontrar uma solução para o seu problema: Achar seu nome na latinha de Coca Cola Zero... Assistam. É de rolar de rir...

Apesar de não haver nenhum tipo de "ofensa à marca" da Coca Cola, um gestor merda poderia ter ficado #chatiado e pedido ao departamento jurídico que tomasse as providências legais cabíveis para censurar o vídeo (que sacaneia mais o Dolly do que a Coca, mas essas são cenas para os próximos capítulos), mas CURIOSAMENTE a Coca Cola fez algo que ninguém esperava: UMA HOMENAGEM AO PORTA DOS FUNDOS!

Com a frase: "Quanto mais risadas, melhor!", a fanpage da Coca Cola Zero colocou esta imagem no seu mural:



Na minha opinião, os responsáveis pelo Marketing Digital da Coca Cola Zero deram um SHOW de bom humor, de compreensão do ambiente onde estão inseridos e de intimidade com o seu público alvo.
Esta reação leve, bem humorada e praticamente imediata da Coca Cola Zero ao vídeo do Porta dos Fundos demonstra que não apenas a equipe de Marketing Digital da empresa está super antenada com o que acontece no mundo das mídias sociais como também reflete uma imagem de um produto jovem, em sintonia com seu tempo e com as novas tendências.

É uma alegria para um profissional como eu, que desprezo veementemente gestores que não tem interesse em se aprimorar ou estar em sintonia com as tendências atuais, ver que - FINALMENTE - os novos gestores estão chegando ao mercado e imprimindo um ritmo mais social e SOCIÁVEL às marcas, fazendo com que as pessoas tenham ainda mais admiração por elas e queiram, cada vez mais, estar engajadas com as marcas, através de uma relação leve e benéfica para ambos: Empresas e Consumidores.

OBS 01: Após analisar muito, muito de perto, fica evidente que a Coca Cola ENCOMENDOU o vídeo do Porta dos Fundos, para sacanear o "concorrente"... Mesmo assim, considero que a ação foi um sucesso, pois quem não é profissional de marketing e publicidade poderia facilmente acreditar que isso foi simplesmente acaso, como no caso do Spoleto.

OBS 02: Os responsáveis pela fanpage do Dolly não tiveram nem a "dignidade" de mudar o endereço da FanPage... O endereço, hoje, é:

https://www.facebook.com/pages/Dolly-Guaraná/252416931465856

Depois ainda tem gestor que reclama quando leva "pedrada" nas mídias sociais... 
É dose, viu?!?

Deixei um aviso para eles neste link. Vamos ver se eles tomam alguma providência.



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Item Reviewed: As empresas estão aprendendo a lidar com o humor na internet? Rating: 5 Reviewed By: Renatho Siqueira