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Google+ e SEO: Negócios Locais - Pessoas são os novos links


A alguns dias atrás, o Google causou um "mimimi" quando lançou o "Search Plus Your World" (SPYW), a integração do Google+ com os resultados orgânicos do Google. 


Naturalmente, tão logo isso aconteceu, muitas empresas que dependem dos resultados de busca para alcançar seus clientes começaram a ligar para seus Analistas de SEO e Marketing Digital o que isso poderia significar para eles. Essa integração poderia ser uma ameaça?




Para aqueles que ainda não possuem presença significativa nas redes sociais, o impacto sobre consultas locais será provavelmente pequeno, pois não haverá conteúdo social local suficiente para preencher consultas fora algumas categorias ou negócios principais, tais como restaurantes e eventos.

Se pudermos usar a experiência atual como indício de mudanças, eu diria que o algoritmo do Google Panda deve, eventualmente, eliminar muitos desses resultados locais irrelevantes, pois não vão gerar um "click-through rate" que justifique sua permanência no índice.

Por exemplo, aqui estão alguns resultados que aparecem para mim quando eu faço uma busca por "Restaurantes Chineses":



Pelo que vimos acima, esses resultados só serviriam para apagar alguns desses caras da minha rede Google+, só para evitar que eles poluam meus resultados, de forma indesejada.

Claro, muitas pessoas poderiam ter dado +1 em alguns resultados locais para que eles possam obter melhores colocações nos resultados de busca, mas, novamente, provavelmente não conseguirão se manter lá por muito tempo.

Uma das grandes diferenças entre a abordagem social do Google e a do Facebook é que o Facebook começou com as pessoas em primeiro lugar. Apenas depois de muito tempo ele começou a dar os primeiros passos em direção ao "business". O Google está começando a incluir as pessoas na sua estratégia de "Social Business" e assim, contar com elas para fazer o "trabalho duro" de colocar as empresas na "Internet Social": Quer elas gostem ou não. Quer elas queiram, quer não! E é aí que mora a oportunidade!

Como muitos de nós gostamos de ser notados, levados em conta, a ideia de ter nossas postagens, opiniões e avaliações sobre os lugares e empresas aparecendo nos resultados de buscas feitas por milhares ou milhões de pessoas pode ser um grande incentivo para levar as pessoas a socializar no Google+.

Dito isto, este é um grande incentivo e um momento fantástico para as empresas (e terrível para algumas delas). Então senhor empresário, prepare-se para estar presente nas redes sociais em pouco tempo. Você deverá fazer um esforço ainda maior NO LOCAL para manter seus clientes bem atendidos e satisfeitos para que as pessoas que forem para as redes tenham boas referências para dar a seu respeito. Você pode transformar, verdadeiramente, seus clientes em seus melhores vendedores, como nunca antes! 

Baseado nisso, posso dar algumas dicas sobre o que eu vejo acontecendo num futuro próximo:

1.  Negócios Locais, pequenas e médias empresas irão começar a trabalhar duro pelo seu +1: 
Muito do tráfego orgânico do Google para buscas locais foi direcionada para o Google Places (Locais). Com o aumento do uso das ferramentas locais do Google, como o Maps (que está iniciando um processo de Gamificação, para aumentar sua atratividade) e o Latitude.  Até a chegada do SPYW, estes recursos locais não tinham muita relevância e não recebiam muita atenção por parte das empresas e das estratégias de Marketing Digital. 

Mas agora, as empresas PRECISAM do seu +1 e para isso precisam estar presentes no Google+ e precisam que você também esteja lá. Se eles estiverem presentes de forma adequada no Google+ e fizerem um bom trabalho, com conteúdo relevante e bom atendimento local, é bem provável que eles comecem a receber boas avaliações de seus clientes na rede do Google, e isso irá impactar diretamente na maneira como a empresa irá aparecer nos resultados de buscas locais. 

Com isso, é provável que comecem a aparecer promoções do tipo "Sua avaliação e seu +1 podem valer prêmios..." e coisas do gênero! Isso fará diferença!
Se os +1 e as conexões no Google+ ajudam a melhorar o rankeamento no Places, isso significa que, em breve, nós iremos ver toda uma economia sendo construída ao redor das redes sociais locais e das relações das pessoas com os negócios locais. Seja através de conexões no Google+ seja através de avaliações no Google Places. Na verdade, pessoas com fortes redes Google+ poderiam facilmente serem pagas em troca de se conectarem à empresas locais. E como para a maioria dessas pessoas altamente influentes, a reputação conta muito mais do que o dinheiro, isso irá, provavelmente, impactar na melhoria dos serviços prestados pelas empresas, no intuito de conseguir boas recomendações dos influenciadores locais.

2.  Conexões de pessoas no Google+ irão se tornar os novos links. Toda estratégia de Marketing Digital de negócios locais terá que levar isso em consideração, sob pena de fracassar miseravelmente! Este será o linkbuilding do futuro: Pessoas recomendando seu negócio e seu site, ao invés de outros sites e algoritmos!
A única coisa que tem feito o Google "franzir a testa" nesse novo mundo do "link building social" é como ele pode "jogar" com isso, e como ele pode controlar os programas de promoção social, de forma a evitar abusos e esquemas maliciosos de manipulação dos resultados (que certamente ocorrerão, no começo). 

Se eu quero compensá-lo (ou pagar mesmo) para que você se conecte comigo e mencione positivamente meu estabelecimento no Google+, o que o Google poderia fazer para impedir?
Este sistema poderia colocar uma quantidade incomum de poder nas mãos daqueles que têm fortes redes sociais locais (e que estejam dispostos a vender esta influência, mesmo que a longo prazo, nós saibamos que esta estratégia não se mantém estável, e a pessoa que vende sua credibilidade perde rapidamente a influência). Eu não ficaria surpreso de ver um monte de empresários locais tentando se aproveitar disso.

Vai ser muito divertido estar aqui para assistir esta mudança na forma como os negócios locais irão se relacionar com as buscas, com o objetivo de estar presentes sempre que um cliente procura, digamos, uma boa pizzaria na Tijuca com bom preço e clima agradável...

EM TEMPO: Fiz esta busca aí de cima (boa pizzaria na Tijuca com bom preço e clima agradável) e não encontrei NENHUMA pizzaria que atendesse a esta busca de cauda longa.
Quem sabe a sua não poderia aparecer? Invista no Google+. Vai valer à pena dentro de pouco tempo!


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Item Reviewed: Google+ e SEO: Negócios Locais - Pessoas são os novos links Rating: 5 Reviewed By: Renatho Siqueira