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Google+ e SEO: Como o Google+ afeta o Ecommerce + 9 coisas que você deveria fazer à respeito

Olá leitores,


Se vocês frequentam este blog, é provável que frequentem também outros blogs de marketing e tecnologia. E se essa afirmação for verdadeira, você já ouviu falar da maior mudança da história do buscador do Google: o Search Plus Your World (ou SPYW, possivelmente pronunciável como "spiu").


O Google agora oferece a opção de "resultados pessoais" quando você está "logado" em sua conta Google e, dessa forma, ver conteúdo compartilhado por suas conexões dos contatos do Google+ e do Gmail (SIM, do Gmail!).


Em que isso muda a indústria das buscas? Como isso pode alterar definitivamente o mercado de SEO (a longo prazo) e como você, profissional de Marketing Digital pode se beneficiar disso?



Como exemplo, digamos que uma busca por ‘handbag’ (bolsa de mão) me mostre 10 resultados pessoais, sendo um da Zappos, que está na minha lista de contatos do Google+


Clicando no link, tenho acesso ao conteúdo compartilhado do meu contato (Zappos, nesse caso) 





O profissional de marketing digital da Zappos (muito inteligente, por sinal) usa o Google+ para compartilhar fotos assim como artigos informativos que são relativos aos resultados da minha busca. A Zappos nem mesmo precisa estar em um dos círculos do Google+ para aparecer! Se um contato do Google+ ou do Gmail compartilhou qualquer postagem de conteúdo da Zappos, este conteúdo será mostrado no resultado da minha busca!



Como o SPYW irá transformar o Marketing "boca a boca"?

Mesmo que o compartilhamento social através do Twitter e Facebook sejam bons e baratos (gratuitos, nunca!) veículos de Marketing "boca a boca", "tweets" e "likes" tem uma vida útil muito curta! Quanto mais amigos no Facebook você tem, mais rápido as atualizações irão passar, e sumir! As notícias são condensadas para mostrar apenas aquelas que são "mais relevantes" (quem decide isso?), graças ao EdgeRank (eu não confio nele!). Mesmo que algo que tenha sido compartilhado com você seja realmente relevante, será perdido em pouco tempo devido ao empilhamento rápido e constante de atualizações (Se você for um "Forever Alone" não será afetado por este problema, fique tranquilo!)

SPYW acaba com o efeito de "meia vida" das atualizações e indexa de forma permanente estas atualizações e compartilhamentos, integrando-as permanentemente aos resultados de busca e trazendo-as de volta quando elas são REALMENTE RELEVANTES para o usuário. Quem liga para o que a Cristina de Luca acha dos Computadores Positivo  até que eu resolva fazer uma pesquisa sobre a marca e descubra que ela, que é uma influenciadora em minha rede de contatos, tem uma opinião para compartilhar comigo, e que isso pode mudar completamente meu ZMOT à respeito da marca?

Se o Google conseguisse trabalhar em conjunto com outras redes sociais, como o Twitter, Facebook e LinkedIn, isso iria REALENTE agregar VALOR aos usuários. (Ei, isso pode acontecer, tá!) Mas, por enquanto, se você quer aparecer nos resultados pessoais de outras pessoas (e empresas), é importante "beber na fonte" do Google. E convenhamos, isso nem é tão difícil assim, né?





Como o "Search Plus Your World" afeta o Ecommerce

É óbvio que  participar no Google+ ajuda a dar mais visibilidade em resultados pessoais. Mas, está mais do que claro que o Google irá usar (num futuro bem próximo, acredito) o fator social como um "sinal de confiança" e até mesmo um fator de "rankeamento" (E já está fazendo isso. Falarei sobre isso no próximo artigo.) Sites de SPAM não terão crescimento orgânico, devido à falta de compartilhamentos, o que será uma forma de classificá-los e até mesmo removê-los do índice!  A integração total entre o Google e o Google+, através do SPYW vai tornar a busca muito mais confiável, e também vai tornar a vida das empresa que não respeitam seus clientes um verdadeiro inferno! O jogo vai ficar bem difícil daqui pra frente. É muito mais fácil manipular um algoritmo do que milhares de pessoas!

Social link building está se tornando mais importante que o velho e cansado "link building tradicional". Se você AINDA acha que não precisa investir no Google+, ou aguardar até que ele alcance uma suposta "massa crítica", ou até que ele demonstre um "ROI mensurável" dos seus esforços, os concorrentes que já entenderam a força e o poder do "plus" vão deixar você pra trás, comendo poeira, não apenas nos resultados de busca pessoal como também nos resultados de busca 
"tradicional"!


O que você deve fazer AGORA à respeito do Google+


1. Coloque o badge do Google+ em TODAS as suas páginas
2. Trate seu badge como um "call to action" (considere testar o posicionamento em vários lugares, para melhor engajamento, meça os clicks, considere mensurar micro conversões, levando em conta os cliques no botão do badge, etc.)
3. Encarregue alguém em sua empresa (ou um profissional consultivo) gerir seus esforços de Marketing no Google+ (isso pode - e deve - ser feito como parte de uma estratégia maior de mídias sociais)
4. Compartilhe imagens e vídeos regularmente e marque-os apropriadamente com palavras chaves relevantes para sua estratégia de Marketing (conteúdo multimídia se destaca MUITO nos resultados de busca, e é mais facilmente compartilhado pelas pessoas, no geral.) 5. Otimize seus compartilhamentos, de forma estratégica, como faria no Twitter ou no  Facebook
6. Encoraje e incentive (promocionalmente, se for preciso) seus seguidores do Facebook e Twitter a segui-lo no Google+
7. Segmente seus assinantes de mailing que usam contas do gmail e faça um convite especial e personalizado a estes, destacando os benefícios de se cadastrar no Google+ e os benefícios de adicioná-lo em seus círculos
8. Use o Google+ como um microblog dando dicas de produtos, opiniões sobre produtos e serviços, assim como sobre lugares, anúncios de novos produtos e serviços relevantes para seu público alvo, eventos, etc.
9. Seja um "ouvinte social" no Google+! Encontre quem é influenciador do seu público alvo, ouça o que eles estão falando, como e quando e interaja com eles. Mantenha-se ativo na rede,  seja útil e relevante, de forma que você possa ser "recomendado" pela sua rede e isso torne possível que você comece a aparecer nos resultados pessoais das pessoas, à medida que elas usam o novo recurso. CHEGUE NA FRENTE! 

Resultado de busca pessoal usando meu nome. Olha só como o perfil ganha enorme destaque (e por isso mesmo, deve ser preenchido adequadamente)



Apesar do Twitter e Facebook serem importantes redes para trabalhar seu Marketing,  o  Google+ merece atenção séria! AGORA! Se você quiser ser encontrado nas buscas sociais, que irão se tornar padrão, quer você queira ou não, AGORA é o melhor momento para começar a semear o Google+ com seu conteúdo. Acreditem: A colheita será farta para os que semearem primeiro! ;)


Fonte: Get Elastic

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Item Reviewed: Google+ e SEO: Como o Google+ afeta o Ecommerce + 9 coisas que você deveria fazer à respeito Rating: 5 Reviewed By: Renatho Siqueira