728x90 AdSpace

Trending

Emocional x Racional: Uma luta injusta em um campo de batalha desconhecido!


Estava eu, hoje, lendo a Você S.A. (A "Revista Carícia" do Executivo) quando me deparei com a seguinte imagem:



Ao ver a imagem ao lado senti um enorme calafrio na espinha. Como leitor assíduo de obras respeitáveis de Neuromarketing e de Neuroeconomia, já percebi, entendi e aceitei que nossas decisões NÃO SÃO RACIONAIS! A ESMAGADORA MAIORIA das nossas decisões, sobre TUDO, são tomadas no nosso subconsciente. O nosso lado "racional" só se encarrega de arrumar uma "desculpa" para a escolha. Só isso! 

Estas verdades são replicadas em várias obras sérias, como "A Lógica do Consumo", "Estamos Cegos", "Como Influenciar a Mente do Consumidor", "Previsivelmente Irracional", "Blink", e "O Cérebro Consumista" (Entre muitas e muitas outras obras renomadas, de autores sérios). Sendo assim, me assusta que numa amostra de 318 pessoas, a suposta "racionalidade da escolha" tenha tido uma vantagem tão grande. Eis um dos motivos que me fazem ter dúvidas em relação à validade de certas pesquisas. Afinal, como dizem três conhecidos ditados "Os números não mentem, mas você pode mentir usando os números", "A Estatística é a arte de mentir usando os números" ou o melhor de todos "Você pode contar uma enorme mentira usando apenas verdades"

Fica a dica: Você, profissional de marketing, deve estar atento à essa dissonância cognitiva que pode conduzí-lo a erros de milhares ou milhões de reais: as pessoas NÃO SABEM que suas decisões são até 95% subconscientes e emocionais. E esse é o principal motivo pelo qual até 80% dos produtos lançados no mercado fracassam. As pessoas NÃO SABEM que é seu subconsciente e seus sentimentos (e instintos) que tomam as decisões (mesmo - ou principalmente - no ambiente corporativo).
Entenda isso e suas chances de obter êxitos aumentarão muito. Cuidado com o que as pessoas DIZEM... Elas podem não estar mentindo, mas não sabem que não sabem que não estão sendo honestas nem com elas mesmas!

#branding
#pesquisas
#comportamento
#Neuromarketing

Nenhum comentário:

Item Reviewed: Emocional x Racional: Uma luta injusta em um campo de batalha desconhecido! Rating: 5 Reviewed By: Renatho Siqueira