728x90 AdSpace

Trending

Cotas fazem mal ao país, não importa a sua "raça" (Se é que isso existe)

Cotas fazem mal ao país, não importa a sua "raça"

Cotas fazem mal ao país, não importa a sua "raça" (Se é que isso existe)


Bom dia, pessoal.
Hoje acordei com uma notificação no facebook. Era sobre uma postagem do professor Carlos Nepomuceno sobre o nefasto sistema de cotas que foi instalado em nosso país.
O texto postado por ele pode ser lido aqui: http://bit.ly/diganaoascotas



Nesta postagem, havia um comentário - TODO EM LETRAS MAIÚSCULAS - de um "defensor dos direitos da raça negra" que eu achei, no mínimo, fruto do despreparo acadêmico e socio-político do seu emissor, por desconhecer completamente o efeito a longo prazo da instituição e institucionalização do critério racista para a obtenção de "favores sociais". E foi este comentário que me encorajou a participar da discussão, escrevendo um comentário que reproduzi abaixo.

Qual dos dois é branco? Qual dos dois é negro?


Segue aqui o link da postagem - http://on.fb.me/R9UKGC

Sugiro que leia para entender como a história se desenrolou. Mas, minhas resposta ao tópico segue abaixo.

Vamos à análise da questão: Concordo com o texto no sentido de que "Cotas raciais...são ilegítimas... desequilibra os princípios democráticos por entronizar a "raça", quando a única maneira de enfrentar o racismo e combatê-lo é destruir a própria ideia de "raça"
A constituição diz que todos são iguais perante a lei e é isso que deveria ser buscado e alcançado, não apenas pelos governantes, mas pelos cidadãos. Ocorre que, nossa sociedade, que é paternalista - quando deveria ser meritocrática - é baseada em conceitos deturpados e faz essa ou aquela "minoria" de "coitadinho" trazendo AINDA MAIS preconceito sobre esta minoria.

No momento em que o STF tornou constitucional (por ORDEM do PT) as cotas raciais, ele deixou claro que apoia o RACISMO, pois, um critério que é baseado em RAÇA para beneficiar este ou aquele grupo, incita, evidencia e apoia a atitude racista, fazendo com que a justiça social dependa da sua raça. Mas, se você tem uma "raça" e eu outra, isso já faz com que as pessoas queiram se aglutinar em torno das outras da mesma raça, e lá vamos nós, para o separatismo incentivado pelo governo. 

Com a aprovação do Estatuto da Igualdade Racial, com a aquiescência de todos os partidos, o que o governo fez foi transformar aqueles que antes eram brasileiros em 3 grupos separados e distintos de pessoas: negros, brancos ou indígenas.
E não bastasse essa insanidade, ainda serão instituídas cotas no serviço público. Sem contar que querem OBRIGAR (democrático, não) empresas privadas a adotar o mesmo critério. Ou seja: As pessoas não percebem o tamanho do malefício que isso traz para a sociedade, pois, daqui a pouco tempo, é bastante provável que pessoas sejam ainda mais recriminadas nos ambientes profissionais ou acadêmicos pois ninguém poderá dizer se elas estão em seus cargos por competência ou por "favor do Estatuto Racial". Imagine a cena: Um profissional, que entrou numa concorrida vaga de emprego por ser negro (ainda bem que existem cotas, né?) faz uma besteira - como qualquer outro poderia ter feito - e os comentários IMEDIATOS que se seguem são: "Aí, tinha que ser. Cotista é isso aí." ou então "É isso que dá contratar gente incompetente só porque é negro" e outros tantos que só servirão, a médio e longo prazos, para intensificar ainda mais o racismo e o preconceito, e tudo isso com as "bençãos" do governo. Parabéns!

E aí eu pergunto: E os brancos? Os direitos deles valem menos do que os dos negros? E os judeus? Por que eles não tem direito a cotas? Política baseada em raças é uma manifestação bizarra do racismo institucionalizado!
E enquanto o mundo segue no sentido de acabar com essa anomalia, que somente servirá ao propósito de aumentar exponencialmente o preconceito ("esse dentista é negro... será que ele estudou ou só passou por que tem direito à cota?"... "Xii... Engenheiro negro? Sei não... Deve ser cotista...") o nosso país, completamente alheio ao debate internacional, segue contrariando o bom senso, dividindo oa brasileiros por leis estúpidas e institucionalizando o racismo. Dessa forma, tornamos a prática do preconceito algo cada vez mais profundamente arraigado em nossa sociedade.
Ao invés de lutarmos pela meritocracia, estamos criando, novamente, um país de escravos: Os escravos das cotas!

Essa é minha opinião. Espero que você leia, estude, se informe e respeite minha opinião. Seja você de qual "raça" for. 

Nenhum comentário:

Item Reviewed: Cotas fazem mal ao país, não importa a sua "raça" (Se é que isso existe) Rating: 5 Reviewed By: Renatho Siqueira