Google AuthorRank: O Herdeiro do Trono
Um novo governante se apresenta - ele atende pelo nome de Google AuthorRank - e seu reinado será longo, pois, num futuro próximo, a informação será considerada relevante na medida em que aquele que a fornece for relevante! E isso é uma mudança e tanto!
Lembram do que falei sobre o Google+?
Se não lembram, tomem um tempinho e dêem uma lida nestes artigos:
- Google+ e SEO: O que muda na vida dos profissionais?
- Google+ Local e o cenário do Marketing nos negócios offline
Podemos continuar confiando apenas no conteúdo?
Não podemos mais confiar apenas no conteúdo. A máxima "O conteúdo é o Rei" não se aplica mais. "O Rei está morto... Vida longa ao Rei"... e o novo Rei se chama AuthorRank
Existe muito conteúdo por aí. E muitos dos "fatos" estão por aí, se empilhando, crescendo e ganhando credibilidade a cada novo link que recebem, tornando-se exponencialmente mais "confiável" a despeito da sua falta de veracidade. Não podemos mais confiar somente no conteúdo. Ele, às vezes, mente!
O perigo nesse caso é que "uma informação repetida muitas vezes, acaba virando verdade". Repetição = Reforço = Legitimidade. E a situação só tende a piorar, dada a quantidade exponencial de informação, que só cresce a cada dia!
Então, se não podemos mais confiar na informação por si mesma, teremos que confiar na fonte, no curador da informação, naquele que a compartilha e que a valida como confiável. Teremos que passar a confiar em outro ser humano como nós. Essa evolução tem o nome de Google AuthorRank. É tudo uma questão de confiança!
O que é, afinal, o Google AuthorRank?
Então que é este novo "Rei"? O Google AuthorRank é um sistema que permite aos mecanismos de busca (como se houvesse outro que importa além do Google) verificar e classificar fontes de conteúdo, fornecendo rankings a escritores, curadores e "compartilhadores" considerados confiáveis.
Quais são os fatores de pontuação?
Até o momento, é claro que só existem indícios e rumores, mas os fatores mais prováveis e mais lógicos, que estão sendo discutidos em fóruns internacionais são:
- O PageRank médio do conteúdo públicado pelo autor
- O nível de engajamento tanto da página do autor no Google+ quanto nas páginas onde o conteúdo "vive"
- O número de contatos relevantes nos círculos do Google+
- A "autoridade" do autor em outras plataformas que se "comuniquem" com o Google+, como o Twitter e o Facebook (se eu fosse você, assinaria correndo o HootSuite Pro)
- A inclusão (ou a falta dela) da identificação do autor em pontos de grande autoridade, como a Wikipedia, por exemplo.
- Frequência das postagens, assim como sua qualidade geral e otimização para o usuário, relevância, etc... O de sempre...
- Mais e mais detalhes serão descobertos com o tempo... Como sempre...
O Google AuthorRank irá ajudar os leitores a ter mais confiança no conteúdo que consomem. E se você, que produz conteúdo está se perguntando qual é a vantagem disso pra você, sugiro que leia o artigo sobre o Google AuthorShip... (Em inglês)
Resultados que contam com o Google AuthorRank fazem diferença?
Perceba a diferença entre um resultado de busca sem a presença do AuthorRank e com o AuthorRank:
Sem o Google AuthorRank, o resultado aparece assim
Com o Google AuthorRank, o resultado aparece assim
Não é preciso ser nenhum gênio do marketing para saber que o segundo resultado é muito mais útil do ponto de vista do branding e muito mais "legal" também. Não apenas direciona o usuário da busca a outros conteúdos do autor como ainda inclui sua foto. (Sim, por isso é importante ter fotos que transmitam uma mensagem forte sobre você e seu posicionamento profissional). E não é só isso: De acordo com estudos feitos em Agosto, apenas 9% dos blogs de TECNOLOGIA (Sim, TECNOLOGIA...) estavam com o Google Authorship completamente e CORRETAMENTE implementados!
Quão influente será o Google AuthorRank no SEO?
Em 2011, Othar Hansson disse o seguinte:
“We hope to use [author] information and any information as a ranking signal at Google. So in this case, we want to get information on credibility of authors from all kinds of sources and eventually use that in ranking.”
Traduzindo: Se você ainda não usa o Google AuthorRank ou o Google+, Sr. SEO, é melhor COMEÇAR HOJE MESMO!
MAS é claro que nem tudo são flores...
É claro que não existe o mundo perfeito, então temos que levar em consideração alguns aspectos que tem um potencial negativo
- O Google AuthorRank dá a busca do Google, que já é um "rolo compressor", ainda mais influência e poder. Monopólio não é apenas um jogo de tabuleiro...
- A intenção desta forte conexão com o Google+ é clara: Dar mais poder para ajudar o Google a lutar no campo das mídias sociais contra seu maior rival, o Facebook
- Como tudo em SEO, este tratamento preferencial pode ser perigoso. Escritores que se tornarem referências, com altíssimos índices de AuthorRank podem começar a "vomitar" conteúdo de péssima qualidade ou precisão, e ainda assim, irão parar no topo dos resultados de busca, em função do seu "poder legado"
- Quem vigia os vigilantes? Deve haver um processo contínuo de verificação e de validação das relações de confiança
Nosso consciente coletivo continua a crescer, mas nem todas as informações são criadas por igual. É hora de permitirmos a circulação da informação através de fontes humanas legítimas, confiáveis e atribuíveis.
Consequentemente, no mundo de hoje e daqui pra frente, não basta ter um conteúdo que importa, mas será necessário termos AUTORES que importam!
Fonte: Pi Portent
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