728x90 AdSpace

Trending

E se sua TV fosse mais social?

Você acha que ver TV é uma experiência solitária? 
Pense novamente!

Na minha opinião, ver TV nunca foi uma experiência solitária. Acho que é uma experiência coletiva na qual nós temos a "sensação" de individualidade. Na verdade, algumas vezes, quando não temos com quem falar, falamos com a própria TV. Quem nunca xingou um vilão ou chamou uma mocinha demasiado inocente de "burra"? Percebeu?

Neste artigo, gostaria de compartilhar com vocês minha visão sobre este tema. Vamos lá?
Em primeiro lugar, gostaria de lembrar-lhes que ver TV NUNCA FOI uma atividade solitária! Ela, a segunda tela, sempre foi, por sua natureza, uma atividade coletiva e social!

Afinal, no passado, conversávamos em frente à TV sobre as novelas, os jogos e os programas, criticando, opinando ou simplesmente conversando e emitindo nossa opinião com as pessoas que estavam conosco, realizando uma atividade que, ao mesmo tempo que é individual é, também, coletiva. Uma experiência social que é realizada individualmente e na qual compartilhamos os "insumos" cognitivos da nossa experiência individual, compartilhando o "produto final" que são nossas opiniões, reflexões e críticas. Isso sempre foi assim!

Hoje, nós fazemos a mesma coisa, porém, pelo Twitter! :) 
Nós vemos um programa, emitimos um tweet, recebemos retweets, interagimos com as respostas alheias, etc. Exatamente o que fazíamos antes, só que online! 
Estamos vivendo intensamente uma época onde a transmídia domina. Começamos vendo um programa na TV, vamos para o Twitter comentar ou até mesmo interagir com os programas. Hoje em dia, muitos programas recebem interações e perguntas dos espectadores via Twitter! 

Se você acha que eu estou exagerando, basta olhar os trendtopics nos dias de jogos importantes, capítulos decisivos de novelas ou outros programas que tenham grandes audiências.

Agora, imagine se o seu controle remoto interagisse com suas redes sociais automaticamente (dando a você a possibilidade de liberar ou não essa interação, lógico) permitindo que seus amigos soubessem quais são seus programas preferidos, o que você está vendo neste momento ou até mesmo indicando novos programas baseado no seu histórico de "consumo"! Imagine se você pudesse comemorar o gol do seu time junto com dezenas dos seus amigos em tempo real, via telepresença (vendo seus contatos através da câmera frontal do seu celular ou tablet). E se você pudesse fazer compras de itens apresentados no episódio da sua série favorita ou aquele relógio lindo usado pelo mocinho do filme, e de quebra, poder contar com a opinião dos seus amigos sobre a compra! Imagine que além de tudo isso, sem controle remoto pudesse recomendar programas baseado em seu humor...
É justamente isso que o projeto GOAB tenta realizar: Um controle remoto "social" que transforma completamente a experiência de ver TV.

Assistam o vídeo abaixo para entender do que estou falando:


Sim, é possível avançar muito em nossa relação com a TV, e com isso, centenas de novas oportunidades de Marketing serão criadas ou aprimoradas! As redes sociais, assim como a mobilidade e a integração com os canais de TV (aberta ou não) irão criar possibilidades hoje impensáveis, fazendo com que o mercado de Marketing Digital cresça consideravelmente em pouquíssimos anos. 
Aguardo ansioso pelas cenas dos próximos capítulos dessa "novela" ;)

Nenhum comentário:

Item Reviewed: E se sua TV fosse mais social? Rating: 5 Reviewed By: Renatho Siqueira