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10 coisas que você deveria estar fazendo AGORA no Google+

O Google+ teve um início bem "quente" e bastante agitado. Assim como praticamente tudo que o Google lança (aprenderam com a Apple?)

Mas, infelizmente (ou não) o efeito "novidade" passou e agora o Google+ está entrando numa fase de crescimento orgânico. 

Mesmo assim, o Google+ já ultrapassou o "humilde" número de 62 milhões de usuários, podendo chegar a 400 MILHÕES de usuários em 2012! Acreditem: Isso é MUITA gente! E cada dia, aproximadamente 625 mil novos usuários criam uma conta no serviço.

Uma pergunta na qual você, que é profissional de Marketing (ou de qualquer outro ramo), deveria  estar se fazendo é: Como aproveito essa ferramenta para alavancar meu Branding Pessoal?


Direto ao ponto: Não há como o Google+ concorrer diretamente com o Facebook ou com o Twitter (pelo menos, não por enquanto). E por isso, não pretendo ensinar aqui (até porque eu mesmo não sei) como usar o Google+ para substituir sua conta do Twitter ou Facebook.

Porém, uma coisa importante, e que ninguém está levando em consideração, é que o Google+ é UMA FERRAMENTA PODEROSA nas mãos de uma das empresas mais poderosas e inteligentes do mundo. Isso conta. MUITO! 
O Google é responsável por mais de 90% das buscas no Brasil, por um dos sistemas de email mais usados do mundo e de dezenas de outras ferramentas que fazem parte do dia a dia de centenas de milhões de pessoas! Incluindo eu e você! No momento em que você está lendo este texto, está usando uma ferramenta do Google, mesmo que nem se dê conta disso!

Google Offline
Bem, sendo assim, o que você deve fazer para aproveitar o potencial gigantesco que essa ferramenta oferece? Seguem 10 dicas que poderão fazer toda a diferença!

1. Crie um "Círculo" de personagens influentes

Em função do apelo do Google+ junto aos inovadores, líderes e pioneiros, você tem um monte de pessoas com visão de futuro nesse momento "habitando" o Google+! Como disse Robert Scoble, "Google+ é para os usuários apaixonados de tecnologia."

Sua mãe não vai usar o Google+ (a não ser pra jogar Angry Birds), mas aquele cara que pode ajudar a trazer atenção para seu blog certamente irá!

Ainda está cedo para "chegar na festa", mas já tem gente nela, e gente importante. E isso traz vantagens! Você está mais visível aos líderes dos setores e estes  estão mais propensos a perceberem a sua presença e interagir com você (se você não for um idiota postador de gifs animados, claro). Mas antes de você começar a pensar em como fazer para que eles o sigam ou mesmo criem uma relação com você, esforce-se genuínamente em pensar sobre o que você pode aprender com eles.

Imagine quanto conhecimento e criatividade você poderá obter, DE GRAÇA, se criar um círculos dedicado a líderes do pensamento em marketing, meios de comunicação social, à tecnologia, à inovação e aos blogs? Tudo isso está ao alcance do seu "click"! Disponível AGORA MESMO!

2. Seja "circulado" pelos influenciadores

No fim das contas, não é tanto quem você circulou no Google+ que conta, mas quem está circulando você. Mais uma vez, como está tudo no começo ainda, você pode aproveitar o espaço para conhecer essas pessoas mais intimamente do que você poderia em um espaço lotado como o Twitter ou Facebook. Aproveite o fato de que a "festa" ainda está vazia! FAÇA NETWORKING!

Mas como você pode levar estes influenciadores a segui-lo? Aqui estão algumas idéias:

  • Comente como um louco: Assim como você faria em um blog, faça comentários inteligentes e úteis sobre as coisas que esses líderes compartilharam
  • Promover, mas com precisão: Todo mundo gosta um pouco de promoção, e quando um líder de pensamento você compartilhando seu trabalho, e até mesmo fazer comentários significativos sobre isso, ele ou ela ficará inclinado(a) a acompanhar seu trabalho, circulando-o
  • Partilhe o seu trabalho com cuidado: Se fizer sentido e não for algo agressivo, compartilhe o seu próprio trabalho (artigos em blogs, por exemplo) quando você comentar o trabalho dos influenciadores. Por exemplo: Se algum influenciador posta uma atualização sobre o crescimento do Google+, ao comentar (algo relevante e que agregue valor à discussão) aproveite para postar um link para aquele seu artigo sobre o Google+ também. Com certeza, você terá muitas visitas!
  • Preencha o seu perfil completamente: As pessoas são mais propensas a seguí-lo quando você tem um perfil que é completo e interessante. Não negligencie isso. Além disso, seu perfil permite links, fotos, códigos QR e muito mais. Não há nenhuma razão para que você não use-o em sua plenitude. Capriche!
  • Sempre tenha os influenciadores em mente ao postar: Esta pode parecer uma dica boba, mas não é: Você deve postar conteúdo significativo. Sempre esteja um passo à frente e faça postagens com seus influenciadores em mente. Se eles se sentirem atraídos por sua postagem e perceberem que seu perfil é relevante, possivelmente circulará você. 

3. Use o Google+ para originar, gerir e compartilhar ideias

Quando você começa a ganhar força com esses líderes de pensamento e construir um grupo sólido de círculos, bater em todo esse conhecimento e experiência.
  • Poste perguntas inteligentes e provocantes: Peça às pessoas as suas opiniões sobre a tecnologia, o futuro da mídia social, e design. Pergunte a eles o que eles pensam de um blogueiro com determinado perfil de alta influência e credibilidade sobre um determinado tema. O que você está procurando é a informação para ajudar a resolver os problemas das pessoas.
  • Anote as ideias: A medida que você segue as atualizações em seus Círculos, certifique-se que você está mantendo anotações sobre as coisas que você achar interessantes e relevantes. Você pode encontrar idéias interessantes sobre novos artigos para seus blogs, conteúdo de qualidade para incluir em suas aulas ou material para ajudar outras pessoas em suas redes sociais.
  • Participe significativamente em discussões inteligentes: Ocasionalmente separe um tempo para o desafio de ir à fundo nos comentários (em qualidade e quantidade) na postagem de alguém que apareceu em suas atualizações. Vale à pena o tempo para ter um debate saudável. As pessoas vão notar
     

4. Colabore com os colegas de trabalho

O recurso do Google+ chamado "Hangout" é para as pessoas realmente sociais. Ele permite que as pessoas não apenas ouçam o que você tem a dizer, mas que também o vejam enquanto você fala. Já imaginou o potencial disso?

Essa capacidade torna o Hangout ótimo para reuniões de empresas, conferências, grupos de discussão, sessões de brainstorm, ou simplesmente combinar o chopp do final de semana. Se sua empresa tem menos de dez empregados, ou eles estão espalhadas por todo o país ou em várias partes do mundo, você sempre pode ligar todos através hangouts.

E tenha em mente que hangouts são feitos para serem aquilo que quisermos: Uma reunião de negócios, uma aula online ou simplesmente a forma de jogar uma conversa fora com os colegas.

5. Gerencie grandes Círculos com Buscas

Pense nas Buscas como Alertas do Google para Google+. Com elas (as Buscas) você pode filtrar tópicos específicos, e depois compartilhar o conteúdo ou fazer um comentário. É uma excelente oportunidade de se posicionar como Influenciador em determinado tópico! Esta é uma maneira simples de controlar grandes quantidades de informação, especialmente se você tiver um monte de gente em seus Círculos. Além disso, como já mencionado, esta técnica também lhe dá a capacidade de interagir sobre temas direcionados, tornando seu perfil uma referência no assunto. 

6. Crie Círculos personalizados de forma inteligentes

Ao criar círculos, é possível cair em "fadiga de círculos" facilmente, e você pode acabar simplesmente jogando as mãos pro alto e dizer: "Ah, Dane-se!!! De que adianta?" Mas há um argumento muito bom para a criação de Círculos personalizados.

Chris Voss, por exemplo, criou um Círculo de "Comentaristas", que é uma lista de pessoas que têm comentado sobre seus posts no Google+, mas não estão a ligados à ele (ou seja, que ele não Circulou). Em seguida, ele retribui com este grupo, comentando em seus posts. É uma ótima maneira de envolver os usuários mais ativos e recompensá-los pelo seu bom trabalho e engajamento!  

7. Use-o como um blog de nicho

Olha, eu não recomendo que você faça como Kevin Rose e troque o seu blog pelo Google+. No entanto, você deve pensar em usar o Google+ como um lugar para compartilhar conteúdo voltado para um público particular, focado.

Talvez você queira se aprofundar em uma área particular, mas você está com medo de que fazê-lo em seu blog pode assustar alguns de seus leitores habituais. O Google+ é perfeito para convidá-los a acompanhá-lo e a participar de novas discussões!

Por exemplo, digamos que você é um profissional de marketing digital e seu blog é focado na persuasão e conversão. Mesmo que SEO seja definitivamente parte do seu trabalho, seu público pode não gostar de você ir por esse caminho. No entanto, é definitivamente um assunto que você deve explorar mais e construir uma experiência sobre a qual você possa ampliar seu negócio e seu nicho de audiência. O nível de envolvimento que você terá no Google+ é perfeito para um grupo bem focado como este (Profissionais de SEO)
  

8. Use o Hangout como uma ferramenta educacional

Uma eficiente maneira de começar a atrair mais pessoas para usar o Google+ é convidando as pessoas a um Hangout no qual você irá ensinar algo sobre um tema específico.

Por exemplo, você pode dar aulas sobre relações públicas para iniciantes através de uma série de Hangouts. Claro que você irá fazer isso de graça, mas com o tempo você se tornará uma referência e o seu público vai continuar a crescer, e assim, sua influência.

Se você usar o Google+ dessa forma, sua audiência irá crescer e você estará realmente criando conteúdo que você podetransformar em um podcast (ou videocast) que poderá eventualmente vender um dia.

9. Use Hangouts como ferramentas de podcast

O Hangout permite que você convidar até dez pessoas para participar de um bate-papo via vídeo. Você pode até transformar esse recurso na gravação de um podcast. Deixe-me mostrar com é simples: 
  1. Crie um Hangout privado para até dez pessoas. 
  2. Fazer o vídeo e chat privado, mas a visualização "público" para que as pessoas podem assistir, mas não se envolver.
  3.  Gravar o vídeo usando uma ferramenta como o Camtasia ou Jing. 
  4. Compartilhar o podcast!
O que é realmente legal sobre Hangout é que a visão da câmera irá seguir quem está falando. Então, é como ter um produtor ao vivo dirigir tomadas de câmera, mas é automático. 
PS.: Eu compartilhei uma dica sobre como gravar um Hangout que funcionou para muitos usuários. Como não é oficial, não sei por quanto tempo continuará funcionando.

10. Procurar um emprego ou oportunidade de negócios

Por último, possivelmente uma das coisas mais produtivas que você poderia fazer é procurar um emprego, especialmente se você estiver "disponível" ou não satisfeito com seu emprego atual. E uma vez que há tantas pessoas próximas a você compartilhando conteúdo relevante e observando o que os outros compartilham, as suas chances de encontrar um bom trabalho aumentam consideravelmente. Lembre-se: O MELHOR lugar para se contratar um bom profissinal de marketing digital ou mídias sociais é DENTRO DAS MÍDIAS SOCIAIS!

Aqui está o que você deve fazer se você está procurando um emprego no Google+:
  1. Anunciar que você está procurando um emprego: Escreva um post simples e direto dizendo a todos que você está procurando um emprego. Dê uma breve descrição de que tipo de trabalho você gostaria e fazer uma breve menção de sua experiência. Em seguida, pergunte se alguém pode ajudá-lo e peça indicações.
  2. Peça apresentações: Uma ótima maneira de conseguir um emprego é definir as  empresas em que deseja trabalhar e, em seguida, tentar fazer um contato de networking com pessoas que trabalhem nela, através de contatos comuns. Quando você encontrar uma empresa que você gostaria de conhecer, peça a uma pessoa que seja contato comum com alguém desta empresa que te ajude a conseguir uma pequena apresentação ou uma reunião, ou mesmo uma entrevista. FUNCIONA!
  3. Crie Hangouts relevantes: Convide algumas pessoas relevantes, de empresas que te interessam para um hangout para discutir certas tendências sobre a sua indústria ou convidar um líder de pensamento para uma entrevista. Deixe-os saber que você gostaria de saber suas opiniões sobre a sua área de especialização. Esta é uma ótima maneira de fazer um excelente networking e ao mesmo tempo demonstrar capacidade profissional.
  4.  Siga os especialistas em seu setor: Naturalmente, você deve estar seguindo as pessoas que são importantes em seu setor. Faça o possível para ser útil para essas pessoas. Ofereça-se para ajudá-los. Sirva à sua comunidade ou ao seu setor.
Qual é a eficácia do networking online? Bem, atualmente não há números sobre o Google+,  mas o número de pessoas que encontra empregos on-line nesse mercado é cerca de 2 a 5 por cento. É melhor do que 0, concorda? Independente de percentuais, networking on-line ainda é eficaz. De acordo com o Wall Street Journal, 94 por cento das pessoas que encontraram emprego (nos Estados Unidos) o fizeram através do networking, que pode ser através de familiares, amigos ou contatos profissionais.

Então, vale a pena o esforço de fazer um networking de qualidade no Google+. Você nunca sabe quem você vai conhecer ou o que você vai encontrar!

Conclusão

Se o Google+ irá decolar ou não, ainda é muito cedo para dizer, mas você já pode usá-lo para realizar muitas coisas produtivas e rentáveis ​​para seu negócio. Além disso, no longo prazo acredito que o Google+ irá desempenhar um papel importante no algoritmo de busca do Google, e quando isso acontece você estará à frente do jogo!

De que formas produtivas que você está usando Google+ para promover o seu negócio, seu blog, e você mesmo?

Compartilhe com a gente :)

(Artigo traduzido - e adaptado - do artigo: 10 Productive Tasks You Should Be Doing On Google+ Right Now)

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Item Reviewed: 10 coisas que você deveria estar fazendo AGORA no Google+ Rating: 5 Reviewed By: Renatho Siqueira