728x90 AdSpace

Trending

U3 - Novidades em Pendrive USB



Veja: http://www.u3.com/

Eu posso dizer sem medo de errar que uma das maiores invenções dos ultimos anos em informática foram os "Pendrives" e memórias físicas (MMC, SD, Compact Flash, etc..) E eu tenho certeza que um dos sonhos das pessoas que usam estes recursos (pelo menos era o MEU SONHO) era a possibilidade de levar no pendrive suas aplicações, configurações, senhas e arquivos, de forma prática, rápida e segura.

Eu tenho um "Sandisk Cruzer Micro" modelo "antigo" que tem me servido como fiel companheiro já a algum tempo e que tem me deixado bem satisfeito, mesmo com seus parcos 512Mb de memória. Eu já usava o programa "Portable Roboform" para armazenar minhas senhas de forma segura e estava muito satisfeito com o programa, tanto que o comprei!!! (Uma coisa que é bem rara na minha vida: Comprar Software) MAS como nem tudo são flores, o software não funciona em linux, tendo me deixado "órfão"... :(

Porém, eu consegui um substituto QUASE a altura (só faltou uma barra de integração pro firefox): KeePass.

Este aplicativo ainda está em evolução, mas já promete muito, e tem versões para Windows, Linux, Mac e pocket PC... Se a sua intenção é armazenar as suas senhas e você não liga muito pra interface, nem facilidade, pode usar ele sem susto.
Aqui tem um "screenshot" da "cara do bicho"... Eu estou usando agora, por causa da minha "dualidade operacional" (Windows x Linux) e ele tem feito o serviço direitinho, levando em consideração que é gratuito e que ainda tem muito o que crescer.

Com relação aos aplicativos, eu estava usando uma "suíte" de aplicativos livres (OpenOffice Portable, Firefox Portable, Thunderbird Portable, NVU Portable, SunBird Portable, Filezilla e Gain) que também satisfazem minhas necessidades, MAS que ao exemplo do Roboform, não funcionam em linux. (Apesar de todos eles terem versões para Linux)



Mas agora, ao que parece (pelo menos no mundo Windows, por enquanto) as coisas vão mudar muito no quesito "execução de aplicativos" portátil.


O sistema U3 promete dar ao usuário a possibilidade de instalar QUALQUER aplicativo no pendrive e dar ao mesmo portatibilidade instantânea. Através de um sistema chamado "smart drives" os novos pendrives já chegarão ao mercado com a possibilidade de usar o U3 por padrão, algo que irá poupar muitas dores de cabeça e trazer muitas alegrias aos "geeks" de plantão como eu.

Parece que toda a nova linha Sandisk já incorpora a função "Smart Drive", assim como outros fabricantes.
Inclusive, parece que a Sandisk fechou um acordo com a Protecteer para oferecer o produto deles junto dos novos Pendrives USB da empresa. Uma grande idéia, pois ao que parece, o gerenciador de senhas da Protecteer é um produto robusto e bem acabado.

Segue neste link uma lista de programas recomendados pela Sandisk para o seu novíssimo "U3 Smart Drive"

Acho que esta nova tecnologia vai dar o que falar, mas espero que os desenvolvedores pensem em nós, usuários de linux, também...

Nenhum comentário:

Item Reviewed: U3 - Novidades em Pendrive USB Rating: 5 Reviewed By: Renatho Siqueira