728x90 AdSpace

Trending

O Cérebro Humano é PREGUIÇOSO

O Cérebro Humano é GENETICAMENTE preguiçoso e avesso a novas ideias


“O cérebro médio é naturalmente preguiçoso e tende sempre a escolher o caminho por onde encontra menor resistência. O mundo mental do homem médio consiste de credos que ele aceitou sem questionar, e aos quais ele está firmemente fixado. Ele é instintivamente hostil a qualquer coisa que ameaçar a estabilidade do mundo que lhe é familiar. Uma nova ideia, inconsistente com seus credos, torna necessário rearranjar a mente, num processo trabalhoso que requer um gasto doloroso de energia mental. Para o homem médio e seus amigos, que formam a grande maioria, novas ideias e opiniões que causem dúvidas nos credos e instituições estabelecidos, parecem malignas, pois são desagradáveis.”
- John Bagnel Bury, no livro A História da Liberdade de Pensamento, publicado em 1914.

Uma das maiores verdades sobre o comportamento humano é que pensar "dói". Existem centenas de correlações complexas entre nosso comportamento e nossas motivações, mas no geral, nós não somos muito adeptos a reflexões profundas, pois isso exige a desconstrução dos nossos modelos mentais, dos nossos paradigmas, e isso exige um gasto intenso e "doloroso" de energia. Nossa programação genética natural é evitar a perda energética a qualquer custo (já que isso poderia representar a diferença entre vida ou morte na pré-história, e da perspectiva histórica da humanidade, ainda estamos no início da nossa espécie). 

É importante entender que os modelos mentais serviram, no nosso passado, para agir rapidamente diante dos desafios da natureza, que, geralmente, envolviam risco de vida. Hoje, os riscos são menores. Dificilmente nos vemos diante de uma situação de "vida ou morte" oriunda das nossas escolhas, mas, ainda assim, nossa poderosa carga genética nos orienta a apelar para os sistemas automáticos do nosso cérebro, que trabalham com base em esquemas, modelos mentais e arquétipos.

O Esforço mental necessário para se "anular" nossos instintos de sobrevivência, que tem origem GENÉTICA, são HERCÚLEOS e exigem consciência de nossas limitações, predisposições genéticas e fraquezas cognitivas. Sem isso, você vai se pegar repetindo os mesmos erros que ontem e tentando se defender de novas ideias, conceitos e paradigmas, o que pode ser muito perigoso para sua sobrevivência profissional e acadêmica.


Leia mais em:

Fonte: https://www.facebook.com/luciano.pires/photos/a.113007012186849.21506.112933685527515/459212474232966

Nenhum comentário:

Item Reviewed: O Cérebro Humano é PREGUIÇOSO Rating: 5 Reviewed By: Renatho Siqueira