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O impacto das Novas Tecnologias na Comunicação e as mudanças para o profissional de comunicação - Aula de Graduação

Hoje, dei uma aula de Novas Tecnologias na Publicidade e Jornalismo na Graduação da Universidade Veiga de Almeida, a pedido de um grande mestre meu, por motivos particulares.

Devido à circunstâncias técnicas adversas, não pude usar a internet na aula, o que me limitou bastante, mas prometi aos alunos que iria postar os conteúdos e mandar para eles o link.

Segue abaixo o resumo da aula de hoje.

O impacto das Novas Tecnologias na Comunicação e as mudanças para o profissional de comunicação - Aula da Graduação de Comunicação Social da Universidade Veiga de Almeida - 30/04/2014


Em primeiro lugar, falamos sobre como o mundo está mudando rapidamente e como, em 4 anos de graduação, estes mesmos alunos terão que lidar com desafios que eles ainda nem mesmo são capazes de ver ou perceber.

Falamos sobre o perfil dos novos consumidores, os Millenials (mais informações sobre gerações neste link) e eu indiquei o vídeo "We are the Future (If you work at Marketing)":




Estes jovens, que hoje são adolescentes mas que daqui a 10 ou 15 anos serão adultos que movimentarão a economia mundial, estão chegando ao mundo e ao mercado de trabalho com uma visão completamente diferente das coisas. Eles usam a tecnologia para tornar a vida mais fácil, mais barata e mais divertida. Eles querem trabalhar em empregos que tragam satisfação, qualidade de vida e senso de propósito. 

Neste ponto, falei sobre o vídeo "O Emprego" ("El Empleo") que é um curta de animação argentino produzido pela Opusbou e dirigido por Santiago Grasso, premiado com nada mais, nada menos que 102 prêmios internacionais. O curta-metragem conta a história de um homem que realiza seu trajeto de trabalho, imerso em um mundo onde o "uso" das pessoas é algo cotidiano. (Eu falei sobre o USO das pessoas por outras pessoas, citando o livro "Vida para Consumo", de Zygmunt Bauman - Resenha aqui). Mais que poético é um filme que gera uma importante reflexão através de uma crítica bem construída sobre a coisificação dos seres humanos, restringindo sua natureza, espontaneidade e criatividade.
Como alertei na aula,
 este vídeo provavelmente irá abalar as cabeças de alguns, pois, é um vídeo realmente impactante, que nos faz pensar sobre nossa relação com nossos empregos e com os outros seres humanos:




É justamente isso que essa nova geração de pessoas busca evitar. Eles estão buscando mais do que um cargo, uma mesa, um bonito crachá e um alto salário: Eles buscam significado. Buscam qualidade de vida. 

Para estes jovens, o conjunto "Canil, Coleira e Focinheira" que calou nossos pais na década passada não tem mais lugar




As tecnologias permitem que as pessoas trabalhem remotamente. Não é mais necessário, na maioria das profissões conhecidas como "Profissões do Conhecimento", nas quais podemos incluir o Jornalismo e a Publicidade, que o profissional esteja alocado em um único local físico. Com um dispositivo computacional móvel e uma conexão à internet, é possível se trabalhar praticamente de qualquer lugar do mundo. (Desde que sua operadora dê cobertura, nesse caso, não poderemos incluir a Nextel, infelizmente...)

Uma frase sobre Jornalismo e Publicidade que foi passada para os alunos e que causou um grande impacto, quando estávamos falando sobre o caso da Jornalista Raquel Sherazade foi:

Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade. 
- George Orwell #jornalismo #publicidade #política#comportamento #atitude #reflexão
http://instagram.com/p/lxcsAbQJvy/
E aí? O que você faria se não precisasse de dinheiro? O que você faria da sua vida se o dinheiro nem mesmo existisse? (O mesmo se aplica às notas das provas, crianças ;)
Na verdade, ao final da aula, falei com eles sobre o livro "Crash: Uma breve história da Economia" de Alexandre Versignassi, que mostra de forma bem clara e divertida como funciona nosso sistema econômico e que todo ele é baseado numa mentira (ou várias). Sendo assim, já que o dinheiro não existe mesmo, vamos pensar em como viver sem ele.



O mercado de trabalho não é brincadeira. Você quer qualidade de vida. O mercado quer produtividade e ROI. E aí, quando você trabalha numa agência, com ou sem tecnologia, coisas absurdas podem acontecer, como vocês podem ver neste vídeo HILÁRIO



É isso que você, querido aluno, vai encontrar no mercado, seja jornalista ou publicitário: O mercado é um maldito moedor de cana, no qual a cana é você! Mas, precisamos dele em alguns momentos das nossas vidas, pois eles nos ajudam a obter a experiência e técnica necessária para buscar, com a ajuda das inúmeras ferramentas tecnológicas existentes hoje em dia, um "lugar ao sol".

Falando de mercado de trabalho, falamos quais cuidados devemos ter, enquanto jornalistas e publicitários, ao usar as tecnologias de comunicação moderna na busca de material para o nosso trabalho. Existem centenas de formas de se obter informação, mas, perguntei, essa informação é confiável? A fonte é segura? Podemos acreditar e respeitar essas fontes? 

Os alunos foram orientados a pesquisar sobre as estratégias de manipulação midiática que são usadas para moldar o pensamento da sociedade, através de uma enxurrada de informações, impedindo que as pessoas tenham tempo de refletir sobre o que está acontecendo. Através de uma estratégia de distração, que consiste em desviar a atenção do público dos problemas importantes e das mudanças decididas pelas elites políticas e econômicas, mediante a "técnica do dilúvio" (inundações de contínuas distrações e de informações insignificantes), a mídia hegemônica manipula as notícias, fazendo com que o certo pareça errado, e o errado pareça certo. Não acreditem na mídia. Ela mente!

Falando em mentira, esbocei, ao final da aula, que nossa sociedade vive e se sustenta graças à mentira. Uma excelente reportagem que fala sobre isso foi feita na Revista Superinteressante: 50 dias sem mentir (ou quase). Recomendo a leitura. Sem a mentira, toda a nossa sociedade iria à ruína!

Ao falarmos sobre as tecnologias, citei que é importante que eles estejam atentos às tendências tecnológicas e que sempre se questionem sobre como estas novas tecnologias podem impactar o seu trabalho como jornalistas ou publicitários. Citei exemplos como o Google Glass e o Samsung Galaxy Gear, que são artefatos de comunicação vestível (Wearable Computers). Além disso, falamos sobre como as empresas tratam as questões de privacidade dos seus usuários nestas plataformas digitais e como a coleta de dados sobre a sua vida privada pode ajudar a tornar os sistemas de ofertas mais inteligentes e relevantes, para evitar que coisas como as que vemos no vídeo abaixo se tornem realidade.



Mas, citei como uma palavra de alerta, que eles devem se apropriar destas tecnologias sem permitir que estas tecnologias os escravizem. Se eles não estiverem atentos, podem acabar se tornando vítimas voluntárias do Condicionamento Operante, e, com isso, deixarem de ver as tecnologias com isenção e clareza.












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Item Reviewed: O impacto das Novas Tecnologias na Comunicação e as mudanças para o profissional de comunicação - Aula de Graduação Rating: 5 Reviewed By: Renatho Siqueira