728x90 AdSpace

Trending

Há vagas no mercado de Marketing Digital. Mas…

Uma coisa que eu sempre ouço e leio por aí é que o mercado de Marketing Digital está oferecendo várias oportunidades, com bons salários e boas condições de trabalho. Parece até conto de fadas , né? Mas, pesquisas mostram que, por mais incrível que possa parecer, é verdade.

O e-commerce, assim como os diversos novos modelos de negócios na internet tem registrado vários recordes de faturamento. Mais de 30 milhões de consumidores virtuais por ano confirmam isso, e apenas o varejo virtual já fatura mais de 15 bilhões por ano (no Brasil), superando o  varejo tradicional em várias categorias de produtos. Ainda é preciso considerar que não estamos somando as vendas de bens duráveis (Imóveis, automóveis e outros), e nem de prestações de serviços, publicidade online e outros tipos de negócios na internet. A coisa está crescendo em ritmo acelerado!

Uma ótima notícia para os profissionais que efetivamente investem em suas carreiras é que os salários neste setor estão em alta. Profissionais qualificados chegam a receber salários acima de R$ 12 mil e já somam 8% do mercado, sendo que 67% dos profissionais do setor recebem, em média, mais de R$ 3 mil reais por mês, segundo a edição 24 da pesquisa WebShoppers (realizado pelo conceituado instituto e-Bit – Empresa que reune mais de 2.000 lojas virtuais no Brasil).

Sendo assim, certamente, a primeira pergunta que você deve estar se fazendo é: “Se o mercado de Marketing Digital está contratando e se está remunerando bem, por que ainda tem tantas vagas a serem preenchidas?

Essa pergunta pode ser respondida com certa facilidade se você analisar o contexto do mercado.

Clique no gráfico para baixar a Pesquisa Salarial de Marketing Digital

 Em primeiro lugar, é fato que AINDA FALTA GENTE QUALIFICADA no mercado. Saber fazer excelentes planilhas, lindos gráficos e ser o “Ás” das ferramentas de mídias sociais é importante, mas não é fundamental. Honestamente, qualquer um faz isso. Sério!
As empresas estão procurando profissionais capazes de PENSAR (que é uma capacidade que parece estar em extinção, infelizmente), com talentos analíticos e com atitude. Hoje em dia, as empresas – as boas, pelo menos – não querem mais apenas o funcionário “carimbo”, que faz o “seu trabalho”: Elas querem o profissional com talentos diversos, capaz de operar em grupo e remotamente. As empresas procuram aquele tipo de profissional que diz “deixa comigo” ao invés daquele profissional que pergunta “o que eu devo fazer agora?”

Sim, é verdade: Decidir dá medo, é arriscado e pode dar errado. MUITO ERRADO! Mas, só erra quem faz, e as empresas sérias sabem disso! E é justamente aí que entra a importância de uma boa formação acadâmica – que nada tem a ver com o “nome” da instituição, mas do proveito que você tira da sua experiência acadêmica – de cursos de formação complementar (como as certificações Google) e bons cursos de Pós Graduação em Marketing Digital.
Quando você tem uma formação sólida, baseada em aprendizado prático, resolução de problemas e convive com outros profissionais, sua capacidade de assumir responsabilidades e tomar decisões cresce absurdamente. Você SABE o que deve ser feito. E mesmo quando não sabe, tem embasamento sólido sobre o que está sendo feito no mercado, o que tem funcionado e o que tem sido #FAIL. Assim, você acaba tendo o “feeling” de como agir, mesmo quando a dúvida bate.

Com isso em mente, recomendo que você estude profundamente os fundamentos do Marketing, Administração, Comunicação, etc. (sim, estou falando de Kotler, Drucker, McLuhan e outros na mesma linha). Além disso, é importante estudar estratégia, sem a qual, nada acontece. Se você é da área técnica, já sai na vantagem, pois é mais fácil aprender a teoria acadêmica do Marketing do que a parte técnica (na minha visão, ao menos). Mas se você conhece a teoria e não tem muita intimidade com a parte técnica, não desanime: Isso pode ser contornado com alguns cursos, certificações e formações. É claro que cada profissional tem seu lugar no mercado, então, não adianta “surtar”: Estude, qualifique-se e as coisas vão acontecer. Sorte é quando a oportunidade chega e te encontra preparado!

Nenhum comentário:

Item Reviewed: Há vagas no mercado de Marketing Digital. Mas… Rating: 5 Reviewed By: Renatho Siqueira